quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Por que minhas costas doem?




     Essa é uma das diversas perguntas feitas pela grande maioria dos meus pacientes na tentativa de entender o porque da dor nas costas: "É muscular?", "É uma vértebra travada ou fora do lugar?", "É um nervo inflamado?", "É pelo desvio na coluna?"

    Identificar a origem da dor é o primeiro desafio que o profissional especializado no tratamento dos distúrbios da coluna se depara. Já se sabe aproximadamente 80% das dores nessa região do corpo são de origem idiopática (nome bonito que a medicina criou para dizer "não sei"), o que praticamente nos obriga a investigar todas as possíveis causas e fatores associados a queixa especifica de cada paciente.

    As diversas estruturas da coluna vertebral ou associadas a ela como: vértebras, músculos, ligamentos e nervos podem provocar estímulos que causam a sensação da dor. Elas possuem receptores especializados que informam o cérebro quando algo esta errado. Através de um bom interrogatório e um minucioso exame físico, é possível "ouvir" o que cada uma dessas estruturas podem nos informar. Por exemplo: dor no inicio de um movimento geralmente associamos a uma alteração articular. Já uma dor ao permanecer muito tempo em uma posição pode ter origem nos músculos ou ligamentos. Dor associado a formigamento ou dormência nos faz pensar em uma dor de origem em algum nervo. 

    A osteopatia nos permite entender o significado de cada manifestação corpórea para assim escolher qual a melhor abordagem de tratamento para cada caso. 


Nos vemos, 


Diego Moraes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário