quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Tensão e a Emoção



     Você sabia que nosso estado emocional influencia no estado tensional de nossos muculos do pescoço e dos ombros? Um dos grandes responsáveis por essa conexão "EMOÇÃO - TENSÃO" é o NERVO ACESSÓRIO

     Esse discreto nervo é o 11º dos 12 pares de nervos cranianos que controlam as funções motoras, sensitivas e sensoriais das estruturas da cabeça e do pescoço. Ele tem origem no tronco cerebral, que é a região responsável pelas "reações emocionais". O nervo acessório inerva os músculos trapézio e esternocleidomastoideo (foto), além de outras estruturas do pescoço.
     
     Durante nossos diferentes estados emocionais como: expressões de raiva, alegria, tristeza, frustração, estresse, cansaço e excitação, as estruturas do tronco cerebral são fortemente estimuladas por impulsos provenientes de regiões mais centrais do cérebro. Esta ativação faz com que se dê uma resposta periférica das emoções, como é o caso do choro, da sudorese e do aumento da frequência cardíaca. Essa explosão de impulsos nervosos pode promover uma super excitabilidade do NERVO ACESSÓRIO, causando um estado de contração permanente dos músculos por ele inervado. Por esse mecanismo temos a sensação de tensão muscular nos ombros, "pescoço duro", episódios de torcicolos, dores de cabeça, etc.
     
     O mecanismo inverso também funciona: quem não relaxa e se sente mais calmo após uma simples massagem nos ombros? Pessoas estressadas, ansiosas, depressivas podem ser grandemente beneficiadas através da avaliação e correção de alterações musculares e articulares periféricas na tentativa de "quebrar" esse estimulo nocivo que produzimos quando não estamos emocionalmente bem. 
     
     Não esqueça: corpo e mente são inseparáveis!!


Nos vemos,


Diego Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário